AGORA É LEI – Setembro é o mês do Festival de Danças Folclóricas

A vereadora Adriana Ramalho (PSDB) incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo o Festival de Danças Folclóricas Internacionais, a ser realizado no mês de setembro. O projeto foi sancionado e agora é a Lei nº 16.908 de 06 de junho de 2018.

A ideia de oficializar o evento veio da sua importância na integração de imigrantes e na sua inserção na sociedade paulistana. A primeira edição foi realizada em 1972, com o nome Festival de Folclore Internacional, criado pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, para participar das comemorações dos 150 anos da Proclamação da Independência do Brasil.

“O então presidente da entidade, Sangoro Nobumitsu, acreditava que abrir as portas da entidade para as diversas comunidades de imigrantes e seus descendentes seria uma forma de intensificar a aproximação entre elas, principalmente nesse momento festivo”, explica Adriana, que é dançarina e já fez ações sociais com a dança.

Há 46 anos o Festival de Danças Folclóricas é realizado anualmente e, em 2017, reuniu 37 grupos de danças folclóricas, com 812 dançarinos e 112 músicos, que representaram 25 países, como Alemanha, Bolívia, Coreia, Espanha, Israel, Japão, Paraguai, Rússia, Síria e Ucrânia.

Além de apreciar as danças e as roupas folclóricas, o público, que foi de quatro mil pessoas no ano passado, também pode conhecer a gastronomia típica dos países participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *