Apoio à candidatura de João Doria ao Governo do Estado

Muito obrigada, Sr. Presidente. Nobres vereadores e vereadoras, venho hoje falar a respeito da atuação da Câmara Municipal.

Toda semana, principalmente nos dias de sessões, às terças, quartas e quintas-feiras, vemos constantemente falas e manifestações dos nobres colegas vereadores a respeito de João Doria, o nosso futuro Governador do Estado de São Paulo, o que me causa certa indignação, tendo em vista ser a nossa cidade tão complexa e precisar muito da atenção dos nobres vereadores, principalmente em relação à produção desta Casa para melhorarmos as várias áreas e os extremos da cidade de São Paulo. E vejo nobres vereadores subirem à tribuna para fazer ataques e ter um posicionamento direcionado a um Prefeito que se doou, nesses últimos 15 meses, de forma inovadora, para contribuir ao máximo com a cidade, pela qual fez muito.

Isso só nós mostra que esta tribuna é um mero palanque para uma futura eleição, que acontecerá neste ano de 2018, e acabamos deixando de lado projetos dos nobres vereadores, projetos que não podem ser debatidos, discutidos neste Plenário. Leva-se o foco para uma eleição que não compete a esta Câmara Municipal de São Paulo.

Apesar de os nobres colegas, de todos nós termos atuação partidária em relação ao candidato ao Governo do Estado de São Paulo e à Presidência do nosso Brasil, gostaria de dizer que a minha fala está sendo no sentido de que precisamos trazer o foco, trazer a atenção e o olhar dos nobres colegas para a pauta municipal, para as questões que trazem reflexo direto e indireto na vida do cidadão, na vida daqueles que moram na cidade de São Paulo.

Foi muito citado o nome do nobre vereador João Jorge, indagando o porquê de não colocar no painel o nome Doria em seu sobrenome. Senhores, o vereador João Jorge é um dos vereadores que acompanhou de perto a gestão João Doria, que acompanhou de perto a inauguração de muitos programas, de equipamentos públicos na cidade de São Paulo. Nós que fazemos esse trabalho, que caminhamos pelas ruas da cidade com o Executivo, preocupados em integrar as ações entre Executivo e Legislativo, vimos a este microfone, a esta tribuna para fazer a defesa daquilo que nós presenciamos, daquilo que nós acompanhamos.

Todas as gestões, nobre presidente Celso Jatene, têm falhas, mas não podemos falar que houve mais falhas do que acertos, subestimando, desvalorizando os bons programas, as boas ações que determinados governos trouxeram e que tiveram resultado positivo para a população, para as regiões da cidade.

Parabenizo a coragem do vereador João Jorge e a ética que sempre teve ao vir a esta tribuna, a este microfone fazer a defesa daquilo que presenciou, daquilo que acompanhou.

Portanto, diante disso, coloco-me também nessa posição porque acompanhei muito o Prefeito João Doria – o sempre Prefeito da cidade de São Paulo, na minha concepção.
Digo mais: sinto-me muito motivada de tê-lo como candidato a Governador do Estado de São Paulo; mais de 80% dos militantes do PSDB assim clamaram para que S.Exa. aceitasse o convite.

Nós – e posso dizer, eu, o vereador João Jorge e muitos vereadores – presenciamos a inauguração de 18 CTAs, uma nova modalidade de acolhimento para pessoas em situação de rua. Citando um pouco sobre a Secretaria da Assistência Social – o que já foi elencado pelo nobre vereador Gilberto Nascimento, grande amigo meu – falarei de algumas de suas ações com a supervisão e acompanhamento assíduo do Prefeito João Doria.

Cerca de 3.700 vagas de acolhimento para pernoite e 1.000 vagas para atividades ao longo do dia. Nos CTAs foram acolhidos não só moradores de rua, mas também animais de estimação; foram oferecidas oportunidades para capacitação e encaminhamento para vagas de trabalho, através dessa Secretaria, onde o nosso secretário Filipe Sabará tem feito o melhor para implantar os novos programas.

Nessa gestão passaram a funcionar cinco unidades do Atende, sendo três na região da Luz; uma na região da Avenida Roberto Marinho; e uma na Vila Leopoldina, somando quase 1.300 vagas noite e dia; 712 mil atendimentos a dependentes químicos. E essas unidades, para concluir, têm excelentes estruturas, com espaço de descanso, banheiro, refeitório, consultórios para atendimento psicossocial; além de várias outras ações disponíveis no site da Prefeitura, no site da Secretaria.

E é importantíssimo, Sr. presidente, pontuarmos programas e ações; e, justamente, usamos as redes sociais para divulgá-las, porque as pessoas precisam ter conhecimento desses programas, e para que façamos encaminhamentos a essas unidades e equipamentos. Então eu somente tenho a pontuar positivamente essas conquistas ao longo desses 15 meses.

Muito obrigada.