Campeonato Paulista de Futebol de Amputados

Obrigada, Sr. Presidente. Caras vereadoras, caros vereadores, amigas e amigos que nos acompanham da galeria, pela TV Câmara e pela internet.

Um dos grandes temas do nosso mandato é levar mais inclusão e colocar em prática os direitos das pessoas com deficiência.

Por isso, fico muito feliz com o apoio da Prefeitura de São Paulo ao Campeonato Paulista de Futebol de Amputados, cuja abertura acontecerá no dia 3 de março, próximo sábado, no Parque do Ibirapuera, a partir das 8h30.

Promovido pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos, com apoio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, do Verde e Meio Ambiente e da Pessoa com Deficiência – SMPED, o campeonato será disputado por sete equipes e acontecerá em oito etapas, em diferentes cidades do Estado. Aqui na capital teremos a abertura e a final, no dia 14 de julho, e as outras etapas serão em Mogi das Cruzes, Peruíbe, Campinas e Praia Grande.

O Brasil é destaque nessa modalidade esportiva, sendo tetracampeão mundial, tricampeão da América e atual vencedor da Copa das Confederações.

O esporte significa saúde, integração social, autoestima, visibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência. Promover o paradesporto na nossa cidade é uma importante missão. Além disso, o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados também chama atenção sobre a prevenção de acidentes que levam à amputação.

Só em 2017, mais de 30 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito no Brasil; metade dos motoristas e motociclistas acidentados tem entre 18 e 34 anos de idade e 75% ficam com invalidez permanente. Por isso, quero parabenizar a gestão do Prefeito João Doria pelo apoio a esse importante evento e convidar todas e todos para prestigiarem esses atletas mostrando que a nossa cidade pode ser para todas as pessoas.

Muito obrigada.