Escola Helen Keller, para surdos, é tombada pelo Conpresp

No dia 12 de Março, o prédio da “Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Helen Keller” foi tombado como patrimônio histórico pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Localizada no bairro da Aclimação desde 1956, a escola Helen Keller foi fundada no ano de 1952, sendo pioneira no ensino público para crianças surdas. O prédio traz elementos da arquitetura moderna, influência da Semana da Arte Moderna de 1922.

No ano de 2017, a vereadora Adriana Ramalho fez um ofício solicitando ao CONPRESP a análise de tombamento da escola. Hoje a vereadora também é integrante do conselho.

O tombamento do patrimônio material foi feito, mas o ofício assinado pela Adriana Ramalho também pede pelo tombamento enquanto patrimônio imaterial da escola, pelo seu valor simbólico e pela importância na educação de crianças surdas.

Um passo já foi dado, que venha o próximo.

O Heron, assessor parlamentar do gabinete da vereadora Adriana Ramalho, gravou um vídeo traduzindo o texto para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), assista aqui.