Mara Gabrilli é eleita representante da ONU

A deputada federal Mara Gabrilli  foi eleita nesta terça-feira (12/06) para ser uma das 18 representantes do Comitê da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD). É a primeira vez que o Brasil tem assento neste Comitê e o mandato vai de 2019 a 2022.

Uma mulher latino-americana com deficiência que vai lutar para que a Convenção seja implementada, especialmente, no Brasil. Foram 22 candidatos, de diferentes partes do mundo, na disputa de 9 das 18 vagas que compõem o Comitê.

Em 2006, a Assembleia Geral da ONU adotou resolução que estabeleceu a CDPD, com o objetivo de “proteger e garantir o total e igual acesso a todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência, e promover o respeito à sua dignidade”.

Atualmente, 177 países ratificaram a Convenção e outros 11 são signatários. No Brasil, o documento foi ratificado pelo Congresso Nacional em 2008 e internalizado em 2009, com status de emenda constitucional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *