Nova Central de Intermediação em Libras (CIL) online

A partir de 24/04, pessoas surdas e com deficiência auditiva poderão acessar os serviços da Central de Intermediação em Libras (CIL), por meio do aplicativo e do website.

O novo sistema online foi desenvolvido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e irá oferecer intermediação por vídeo entre pessoas surdas e com deficiência auditiva e serviços públicos, com intérpretes de Libras em tempo real.

Para acessar a CIL, é necessário fazer o download do aplicativo “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tablets nas plataformas Android ou IOS, ou acessar o website.

A SMPED também disponibilizará o software para atendimento em Libras em estabelecimentos públicos, como a Biblioteca Mário de Andrade. Nesses postos, a pessoa com deficiência auditiva entrará em contato com a equipe do local, que fará por meio da plataforma online o contato com a Central de Libras. O munícipe apresentará sua solicitação em Libras e o aplicativo será responsável pela triangulação entre intérprete, surdo e ouvinte.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional, como um dos melhores do país”, diz o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a cidade de São Paulo possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva, sendo 120 mil surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais – Libras ou com grande dificuldade em ouvir e ainda cerca de 250 pessoas com surdocegueira.

Sobre a Central de Intermediação de Libras

A Central de Libras funcionará como mediadora na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O programa atende em três modalidades: presencial, digital e “in loco” para pessoas surdocegas. Na opção presencial, o solicitante se dirige até a CIL (localizada na sede da SMPED – Rua Líbero Badaró, 425, 32º andar, Centro) para que um intérprete o auxilie.

O horário de funcionamento da CIL digital será de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp pelo (11) 96470-4414. Já os atendimentos presencial e in loco serão realizados das 9h às 17h pelo e-mail: agendamento.cil@prefeitura.sp.gov.br .

 

Com informações da SMPED.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *