Prefeito Bruno Covas visita instalações do Fab Lab Livre SP na Zona Norte

Local faz parte da rede de laboratórios públicos que oferecem à população a possibilidade de aprender e desenvolver vários tipos de projetos

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou as instalações do Fab Lab Livre SP, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Zona Norte da cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, o programa está entre as maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital da América Latina.

A cidade de São Paulo conta com 12 unidades de Fab Lab Livre , todas equipadas com impressoras 3D, cortadoras a laser, computadores com software de desenho digital, equipamentos de eletrônica e robótica, além de ferramentas de marcenaria e mecânica.

Durante o evento, Bruno Covas, acompanhado pelo secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, acompanhou uma oficina de marcenaria com alunos bolsistas, beneficiados pelo programa Juventude, Trabalho e Fabricação Digital. Atualmente, cerca de cem jovens que vivem em condições de risco social recebem o benefício, que é uma iniciativa das secretarias de Inovação e Tecnologia, Direitos Humanos e Cidadania e Desenvolvimento Econômico.

No decorrer da visita, o prefeito e o secretário também vistoriaram a produção de placas de acrílico na máquina de corte a laser, quando foram apresentados outros itens de mobiliário urbano desenvolvidos pelos alunos do Fab Lab, dispostos nas instalações do Centro Cultural da Juventude.

Para o secretário Daniel Annenberg, o propósito do Fab Lab Livre SP é valorizar a criatividade das pessoas, ofertando tecnologia digital avançada, sem nenhum custo, além de possibilitar o acesso a novas áreas de trabalho.

“Os laboratórios estimulam a experimentação e o desenvolvimento de projetos criativos. Precisamos ampliar o acesso da população às novas tecnologias”, destaca Annenberg.

Com informações da Secretaria Especial de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *