Prefeitura lança aplicativo para agendar consultas e exames pelo celular

Usuário poderá acompanhar na palma da mão encaminhamento dos pedidos

A Prefeitura lançou na segunda-feira (16/10) o aplicativo Agenda Fácil, que permitirá ao usuário confirmar, agendar e cancelar consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio de um dispositivo móvel tipo smartphone. A iniciativa é coordenada pelas secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Inovação e Tecnologia (SMIT).

“Essa é uma revolução na saúde. Pela primeira vez, o paciente tem em suas mãos a possibilidade de agendar uma consulta de atenção básica, por exemplo – ou de cancelar em caso de impedimento, dando a vaga para outro – sem a necessidade de ir à unidade de saúde”, diz o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara.

Inicialmente, poderão utilizar o aplicativo os usuários de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma população de cerca de 120 mil pessoas. São elas:

 Zona Oeste

  • UBS Integrada São Jorge
  • UBS Integrada Paulo VI
  • UBS Vila Sônia

Zona Norte

  • UBS Vila Medeiros
  • UBS Jardim Brasil
  • UBS Vila Guilherme

Para saber qual é a sua UBS a partir do endereço residencial, a Prefeitura já disponibiliza o Busca Saúde (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br).

Há também dentro do aplicativo Agenda Fácil o cartão SUS virtual, que agora fica o tempo todo com o usuário, no celular. Isso evita que se criem novos cadastros, em casos de esquecimento, o que gera duplicidade de dados.

Como utilizar

O app Agenda Fácil está disponível para download gratuito no Google Play, inicialmente apenas para sistema Android. Os primeiros 30 dias servirão de piloto para ajustes tanto no aplicativo quanto nos procedimentos agendados. A previsão é que, a partir de 19 de novembro, o sistema comece a se expandir para toda a cidade, funcionando também em IOS e disponível na Apple Store.

Para usar pela primeira vez a tecnologia, é preciso retirar um código na Regulação da sua UBS de referência, procedimento semelhante ao utilizado pelas instituições bancárias em relação a seus aplicativos.

Além do agendamento, o aplicativo permite que o usuário acompanhe todos os seus procedimentos agendados, pré-agendados ou em fila de espera. Nos dois primeiros casos, serão fornecidos a data, o horário, o nome da unidade e o endereço em que a consulta ou o exame será realizado. Em ambos, o paciente pode desmarcar o procedimento caso esteja impedido de comparecer.

“Isso é muito importante, pois libera espaço para outro paciente e o usuário que fez o cancelamento não vai para o fim da fila e, sim, para o lugar em que estava, sem ser prejudicado”, explica Pollara.

Para as consultas e exames em fila de espera, é possível escolher uma nova data entre as desistências de outros usuários. Para agendar uma nova consulta, o paciente precisa clicar no botão “+”, presente no canto inferior direito da tela e, depois, escolher a especialidade que deseja passar na atenção básica – seja clínico geral, ginecologista, pediatra ou odontologia. Para finalizar, basta escolher o horário e o médico. Pronto, a consulta está agendada.

Na tela inicial, o paciente verá o procedimento que acabou de agendar. O app oferece também a possibilidade de visualizar o comprovante do agendamento, de cancelar, se for o caso, e de ver também as orientações para o preparo antes da realização dos exames, informações muito importantes para um resultado conclusivo.

O Agenda Fácil conta ainda com um espaço de perfil, em que o usuário consegue inserir ou atualizar seus dados de telefone e e-mail, fundamentais para saúde municipal conseguir manter contato com o paciente.

Cabe destacar que os atuais canais de agendamento da SMS continuam normalmente. Se o paciente não quiser usar a tecnologia ou encontrar dificuldades, o procedimento dele (a) será feito da atual maneira, por meio do sistema e confirmação com contato telefônico.

 

 

Texto SECOM.