Prefeitura reúne nomes da arquitetura para debate gratuito sobre acessibilidade

O seminário “Impacto da LBI na Acessibilidade” será no próximo dia 6 de setembro, no SESC 24 de Maio, com participação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). O evento é gratuito e as inscrições são feitas por e-mail.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), promove no dia 6 de setembro, o seminário “Impacto da Lei Brasileira de Inclusão – LBI na Acessibilidade”, no SESC 24de maio. Arquitetos, urbanistas e demais interessados no tema são convidados a saber mais a respeito da garantia da acessibilidade arquitetônica em espaços públicos e privados, conforme assegura a Lei n° 13.146, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão – LBI, sancionada em 2015.

O evento será dividido em dois painéis de discussões. No primeiro, serão abordadas as temáticas de desenho universal e Selo de Acessibilidade Arquitetônica. Participarão da roda de conversa a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), Silvana Cambiaghi, a arquiteta Ana Luisa Dantas Coutinho Perez e o representante da Bienal de Arquitetura, Marco Peixe D’Elia. Quem mediará o debate é o arquiteto Luiz Fisberg, curador da Bienal de 1993. No segundo painel, serão apresentados projetos de sucesso em acessibilidade, como a Biblioteca Mário de Andrade e o SESC 24 de Maio.

Além dos painéis, haverá a assinatura do protocolo de parceria entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e a SMPED, para reforçar o apoio à promoção da acessibilidade na cidade.

“Estabelecendo parcerias com órgãos de influência como o CAU/SP, estaremos estimulando mais profissionais a serem sensibilizadores da inclusão”, comenta o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

O seminário é gratuito e aberto a todos. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail cerimonialsmped@prefeitura.sp.gov.br

Confira a Programação:

09h30 – Recepção

10h – Abertura
Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência
Marcos Penido, Secretário Municipal das Prefeituras Regionais
Vitor Aly, Secretário Municipal de Infraestrturas e Obras (a confirmar)
Ligia Helena Ferreira Zamaro, Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania, representando o SESC SP
Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional, SESC SP (a confirmar)
Fernando Tulio, Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB (a confirmar)
Valdir Bergamini, Vice Presidente, Conselho de Arquitetura e Urbanismo, CAU
Silvana Cambiaghi, Presidente, Comissão Permanente de Acessibilidade, CPA

– Assinatura do protocolo de parceria entre o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, SMPED

10h30 – Painel 1 “Acessibilidade e Desenho Universal na LBI”
Moderador: Arquiteto Luiz Fisberg
Selo de Acessibilidade Arquitetônica, palestrante Arquiteta Silvana Cambiaghi, CPA
Acessibilidade: Responsabilidade Profissional, palestrante Arquiteta Ana Luisa Dantas Coutinho Perez
Bienal de Acessibilidade e Desenho Universal, palestrante, Marco Peixe D ´Elia, IAB

11h30 – Painel 2 “Acessibilidade na Prática”
Moderadora: Arquiteta Mel Godoy
Case Tribunal de Contas do Município de São Paulo, apresentado pelos arquitetos José Berti Kirsten e Roberto Aflalo Filho (a confirmar)
Case Biblioteca Mario de Andrade, apresentado pela Arquiteta Renata Semin
Case SESC 24 de Maio, apresentado pela arquiteta Marta Moreira, colaboradores do Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, responsável pelo projeto.

12h15 – Conversa com os participantes

12h30 – Encerramento

 

 

Com informações da Secretaria Especial de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *