Programa Cidade Linda e a zeladoria em SP

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) –Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, boa tarde.

Quero cumprimentar a todos os presentes na galeria que vieram acompanhar a sessão desta tarde e mostrar o que é ato de cidadania, o que é acompanhar os trabalhos da Casa e buscar entender e lutar cada vez mais pela cidade de São Paulo.

Estou vendo a minha amiga e vereadora Isa Penna, a quem tenho muito apreço. Um abraço. Cumprimento-a com carinho.

Quero expor o meu ponto de vista para cada vez mais conscientizarmos todos os srs. vereadores bem como toda a população que não importa a sigla partidária. Temos de aproveitar esta fase e lutar de forma conjunta para melhorarmos a cidade de São Paulo, os serviços públicos e trazer recursos para nossa cidade em época de crise.

Se cada vez mais apontarmos os dedos e fizermos só críticas e não agirmos, ficaremos estagnados e não veremos nada acontecer. Quem sofrerá no final? A população. Mais ainda, os nossos filhos e netos porque todas as nossas atitudes terão reflexos principalmente no futuro.

Foi falado que na gestão do Prefeito João Doria nada está sendo feito e que a cidade ainda está abandonada, está com problema de zeladoria, de poder cuidar da cidade, de buracos nas ruas, que o Sr. Prefeito só viaja. Espera aí, só viaja? Este é o único Prefeito que, de fato, viajou e tem viajado para trazer recursos para a cidade de São Paulo.

– Manifestação na galeria.

– O Sr. Presidente faz soar a campainha.

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) – Recursos de empreendedores, empresários, patrocinadores que criaram dentro de si e renovaram a esperança de unir forças e fazer desta cidade uma cidade linda. Eis que pergunto, dos 54 vereadores, quais estão participando aos sábados e domingos da Cidade Linda? Quais estão colocando a mão na massa cuidando das nossas praças? Quais estão batendo cimento para revitalizar calçadas? Eu gostaria de ver porque não é uma questão partidária.

Nobres cidadãos, tem um vereador aqui que muito nos representa, vereador Souza Santos…

– Manifestação na galeria.

– O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. O SR. PRESIDENTE (Eduardo Tuma – PSDB) – Vereadora, deixe-me interrompê-la, vou garantir seu tempo.

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) – Obrigada, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Tuma – PSDB) – Quero me dirigir às pessoas na galeria. Vocês escutaram vereadores da esquerda e da direita, de partidos diferentes. Vamos tentar respeitar o vereador que está na tribuna.

– Manifestações na galeria.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Tuma – PSDB) – Porque nenhum vereador será cerceado no seu direito à palavra. Não só pela questão democrática, mas principalmente pelo que diz o nosso Regimento Interno. Vocês têm toda a liberdade de aqui estar, esta é uma sessão pública, mas peço respeito aos vereadores que estão na tribuna, simplesmente isso, pois escutamos vereadores de todos os lados.

Vereadora Adriana Ramalho, tem V.Exa. a palavra com o tempo restituído.

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) – Muito obrigada, meu Presidente Eduardo Tuma. Repito: está à minha esquerda um vereador a quem muito admiro, Souza Santos, que vem demonstrando – como muitos outros na Casa – essa predisposição de colocar a mão na massa. Como o Rodrigo Gomes, que foi um grande companheiro; como a Soninha, que agora está de volta para compor a bancada feminina.

Estamos aqui para unir forças. Não estou aqui para fazer apontamentos de erros de administrações anteriores, apesar de estar em minhas mãos matéria do jornal O Estado de S.Paulo, de junho de 2016, que, à época, reportava denúncias de falta de zeladoria na cidade de São Paulo. Só na Praça da Sé foram mais de 157 denúncias de ofícios remetidos à Prefeitura à época, que não foram atendidos – podas de árvores não realizadas, buracos não tampados, serviços públicos não atendidos -, zeladoria essa que por quatro anos ficou a céu aberto; zeladoria essa que por quatro anos foi deixada de lado.

Agora, em mais de 100 dias, temos um Prefeito que realmente conseguiu colocar a casa em ordem e, principalmente, a cidade em ordem.

– Manifestações e vaias na galeria.

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) – São dados que estão comprovados através das Prefeituras Regionais. Mas, mais do que papel, nas ruas. Se caminharmos por São Paulo vamos ver praças reorganizadas, limpas, canteiros limpos e, principalmente, a cidade muito mais bonita. Das 15 operações já realizadas, metade ocorreu na periferia da cidade.

São Paulo Cidade Linda já passou pelas Avenidas Mateo Bei, Marechal Tito, na zona Leste, Belmira Marin, Santo Amaro, Inajar de Souza, Cruzeiro do Sul e Eliseu de Almeida, no Pirajussara.

– Manifestações na galeria. O Sr. Presidente faz soar a campainha. Público presente na galeria manifesta-se posicionando-se de costas para a Vereadora na tribuna.

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) – Além das ações no centro expandido – da Praça da Sé, que foi a mais afetada pela gestão PT, Praça da República e Avenida São Luís -, também tiveram limpeza e zeladoria as Avenidas 9 de Julho, Cidade Jardim, Ruben Berta e 23 de Maio; houve limpeza e recuperação do túnel e das fontes da 9 de Julho e a Ponte Estaiada.

Os trabalhos foram iniciados na Avenida Celso Garcia, na zona Leste, e também no Pari e na Penha.

– Manifestações e protestos na galeria.

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) – O destaque dessa operação de tapa-buracos e da recuperação do asfalto, inclusive…

– Manifestações na galeria.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Tuma – PSDB) – Vereadora Adriana, vou interrompê-la novamente.

Quanto mais vocês continuarem com esse tipo de manifestação, mais tempo a vereadora Adriana Ramalho ficará na tribuna. Isso, permitido por mim. Em segundo lugar, não adianta gritarem daí, pois os microfones daqui não captam o som de vocês, que só atrapalha o discurso da vereadora. Em terceiro lugar, além da falta de educação, existe no Regimento Interno um dispositivo que lerei àqueles que têm capacidade cognitiva para entender.

– Manifestações e vaias na galeria.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Tuma – PSDB) – “Art. 378 – É vedado aos espectadores manifestarem-se sobre o que se passar em Plenário. § 1º – Pela infração ao disposto no presente artigo, deverá o Presidente determinar ao corpo de policiamento a retirada do infrator ou infratores do edifício da Câmara. § 2º – Não sendo suficientes as medidas previstas no parágrafo anterior, poderá o Presidente suspender ou encerrar a sessão.”

Vereadora Adriana Ramalho, tem a palavra para conclusão de seu discurso, por favor.

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) – Obrigada. Para concluir, meu Presidente, quero reforçar dois pontos. O jornal O Estado de S.Paulo, em 2016, concluiu que: “A falta de zeladoria afeta principalmente as áreas mais pobres e de grande circulação de moradores de rua. Há pontos em que, segundo a população, o lixo se acumula por dias e, em alguns casos, semanas. A falta de cuidado com a vegetação também tem incomodado e até virado esconderijo de ladrões”. O Estado de S.Paulo circulou durante dois dias, no fim de semana, daquela época de 2016, nos bairros da região central, da zona Sul, da zona Norte e da zona Leste.

Quero dizer aqui, nobre presidente e nobres vereadores, e a todos os que estão na galeria, meus amigos, peço apenas que escutem meu final, por gentileza. Não estou aqui defendendo uma sigla partidária.

– Manifestação na galeria.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Tuma – PSDB) – Só para concluir, vereadora.

A SRA. ADRIANA RAMALHO (PSDB) – Reconheço que o Prefeito João Doria é um dos melhores prefeitos que eu já vi. E eu estou muito satisfeita com essa gestão. Mas, principalmente, mostrar a todos aqui presentes que essas atitudes não vão levar a nada. Que os nobres vereadores aqui desta Casa e a população têm de colocar a mão na massa e, enquanto essa guerra partidária continuar, nós mesmos seremos os maiores prejudicados.

Eu continuarei lutando, com as minhas convicções, mas, principalmente, provando na atitude como é que nós temos de pensar no próximo e pensar na cidade de São Paulo. Muito obrigada, Sr. Presidente, nobres vereadores.

 

Assista ao vídeo do discurso na CMSP.