Unidade Básica de Saúde Interativa é inaugurada no Jaraguá

Nova Unidade de Saúde amplia atendimento a cerca de 24 mil pessoas da região Norte da capital e conta com 83 profissionais, entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde.

O prefeito Bruno Covas e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, entregaram, na quinta-feira (22/11) a UBS Interativa, no distrito do Jaraguá, na divisa com o distrito de Brasilândia.

“Essa é uma obra que nós encontramos pela metade quando assumimos em janeiro do ano passado e que agora entregamos com esse serviço de excelência à população carente aqui da região”, destacou o prefeito Bruno Covas.

A nova UBS, que atende uma antiga solicitação da população, foi construída em uma área de 1.058 m² e recebeu o investimento de R$ 3.899.113,73. O gerenciamento da unidade será em parceria com a Associação para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM-PAIS), que atenderá aproximadamente 6.000 famílias, totalizando 24 mil pessoas.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e conta com 83 profissionais, entre médicos generalistas, enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS), auxiliares de enfermagem e saúde bucal, agentes de promoção ambiental (APA), auxiliar administrativo, dentistas, farmacêuticos, técnico de farmácia e um gerente.

No total, seis equipes da ESF são responsáveis pela realização de acolhimento, consultas médicas com generalistas, consultas de enfermagem, visitas domiciliares, e todo o atendimento de uma UBS, como dispensação de medicamentos e preservativos, coleta de exames laboratoriais, teste de gravidez, coleta de Papanicolau, Planejamento Familiar, vacinação, inalação, curativos e aferição de Pressão Arterial. A UBS Interativa também realiza exames de análises clínicas e orientações para automonitoramento glicêmico.

Serão oferecidos também os programas Mãe Paulistana, Remédio em Casa e Oxigênio Domiciliar.

Juntos, os distritos de Jaraguá e Pirituba contam com outras seis UBS no modelo Estratégia Saúde da Família, totalizando 33 equipes de saúde para o atendimento de 132 mil habitantes.

“A nova unidade amplia a cobertura da Estratégia Saúde da Família na região, aproximando a Saúde municipal do cidadão paulistano e aumentando a capilaridade da rede de atendimento”, afirma o secretário Edson Aparecido.

A Unidade tem capacidade para realizar:
2.496 consultas médicas/mês
7.200 visitas domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde
936 consultas de enfermagem/mês
648 consultas de dentista/mês

A unidade tem como referência o Hospital Geral de Taipas; a AMA City Jaraguá; as AMA-E Perus e Vila Zatt; os AEs Perus e Pirituba; os hospitais municipais José Soares Hungria (Pirituba) e Maternidade Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva (Cachoeirinha); os CAPS Infantil Perus, Adulto Pirituba/Jaraguá e Álcool e drogas Casa Azul e o CECCO Pinheirinho D’Água.

 

Com informações da Secretaria Especial de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *