Valorização da Guarda Civil Metropolitana – GCM

Em discurso na sessão ordinária desta terça-feira, a vereadora Adriana Ramalho (PSDB) falou sobre a importância de valorizar o trabalho da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Sr. Presidente, Srs. Vereadores, público que nos acompanha pela TV Câmara São Paulo, na galeria, na internet, é muito bom ver que a gestão João Doria vem trazendo uma maior valorização e estrutura para a Guarda Civil Metropolitana.

Com a introdução do Programa City Câmeras, do Dronepol e dos carros elétricos, doados por uma empresa chinesa, o nosso Prefeito colocou a tecnologia a serviço do trabalho da GCM e em benefício da segurança da população de São Paulo.

Com a marca Polícia Municipal nas viaturas e nos uniformes, o Prefeito João Doria dá para a GCM o status condizente com a atividade que ela já realiza e reforça, nas ruas, a condição da GCM como força de segurança.

Com a convocação de 200 agentes, aprovados no concurso de 2013, e a previsão de mais 300, até dezembro, e o restante dos 1.500 concursados, até março de 2018, a gestão Doria mostra que a GCM terá uma estrutura à altura das suas responsabilidades.

Recentemente, mais uma boa notícia, foi publicado o decreto que regulamenta a Lei 16.694, que nós aprovamos no mês passado, que autoriza o Executivo a pagar a indenização em casos de morte ou de incapacidade permanente para o trabalho, parcial ou total. Uma das grandes preocupações da Guarda era o tempo que demoraria a aprovação e a regulamentação dessa lei. Nós mostramos que é possível enfrentar os grandes desafios da Cidade, quando o Legislativo e o Executivo trabalham lado a lado pelo interesse público.

Essa não é a única boa notícia. O Prefeito João Doria demonstra, mais uma vez, sua capacidade de ouvir as demandas da Cidade e seu respeito pela GCM. Enviará para esta Casa um projeto que acrescenta na Lei 16.694 a previsão de cobertura para situações em que a vida do guarda é colocada em risco, por causa de sua atuação como GCM, mesmo que o fato ocorra fora do horário de serviço.

Como presidente da Comissão da Segurança Pública desta Casa, tenho acompanhado de perto o trabalho do Prefeito João Doria e do Secretário, Coronel José Roberto, nessa área. Fico muito feliz que todos os avanços que estão sendo implantados têm como ponto de partida o respeito pelos homens e mulheres da GCM.

Nós vamos trabalhar para que esse projeto de lei tenha celeridade na Câmara e assim, além de vestirem sua farda com orgulho e competência, os GCMs poderão vesti-las com mais tranquilidade.

Cada vez mais temos vereadores empenhados em defender a Guarda Civil Metropolitana, valorizar seu trabalho, fortalecer, porque a Guarda realiza, na cidade de São Paulo toda a questão de segurança urbana, pensando na vida do cidadão, pensando na infraestrutura e na zeladoria da Cidade, porque tudo está correlacionado. É importante, cada vez mais, ampliarmos a divulgação do que a Guarda Civil Metropolitana faz. Inclusive os programas sociais, que a Guarda Civil Metropolitana defende e em que trabalha com tanto afinco e tanto amor. Existem muitos programas sociais e nós temos de valorizar esses trabalhos porque têm um cunho social muito importante para Cidade, e é emocionante de acompanhar. Então vamos, cada vez mais, lutar por um propósito, lutar pela Guarda Civil Metropolitana.

Estou muito feliz de estar fazendo parte e de ser Presidente da Comissão de Segurança Pública, acompanhando esse trabalho e lutando em conjunto.

Muito obrigada.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *